A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) A3 (Qualis-Capes), destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Arte Educação, resultantes de pesquisas e práticas artísticas e educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos, ensaios visuais e notas de experiência decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências estético-artísticas-pedagógicas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Inglês e Espanhol como idiomas secundários.
A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores, artistas professores pesquisadores da área das Artes Visuais, além do público interessado na área em geral.
v. 10 n. 2 (10):
Entre abordagens, métodos e metodologias na prática artística em artes visuais
A Revista Apotheke, periódico on-line de acesso livre e universal, recebeu artigos científicos inéditos sobre a temática “Entre abordagens, métodos e metodologias na prática artística em artes visuais”. Este número foi dedicado a estudos e reflexões sobre a prática artística, seus métodos, metodologias e abordagens que circulam no espaço de criação entre arte e vida, no que confere a produção em artes visuais. Refletir “entre” meios, modos, formas, ferramentas, conceitos, referências, epistemologias e práticas que norteiam o pensamento plástico (da concepção, à produção e recepção da obra), é também parte da formação do artista.
Foram convidados artistas e pesquisadores em artes visuais a participar de uma chamada de artigos que objetivou aprofundar o nosso entendimento das abordagens, métodos e metodologias que sustentam a prática artística contemporânea.
Procuramos contribuições que destacam a importância da partilha e desconstrução do processo criativo, promovendo uma troca valiosa de experiências e perspectivas no mundo da arte.
Compreender as abordagens inovadoras, métodos experimentais e metodologias envolventes que alimentam a produção artística reveste-se de uma importância crucial. Assim, encorajamos os artistas a partilhar as suas próprias abordagens, explorando os territórios da criatividade, das técnicas e da pesquisa que conduziram às obras que definem a sua prática. Da mesma forma, incentivamos a análise de trabalhos de outros artistas, destacando as contribuições únicas que essas abordagens artísticas trazem ao mundo das artes visuais. Esta chamada de artigos oferece uma oportunidade para o aprofundamento da diversidade de práticas artísticas num âmbito global, enquanto inspira novas conexões e diálogos entre os artistas contemporâneos.
Esperamos que esta edição da Revista Apotheke contribua significativamente para o campo das artes visuais, estimulando novas reflexões e práticas artísticas inovadoras.